Todo veículo com sistema de injeção eletrônica usa uma central que gerencia o funcionamento do motor, chamado ECU (Eletronic Control Unit ).
A ECU recebe sinais de vários sensores do motor como temperatura de ar, fluxo de ar, temperatura do ar, índice de queima de combustível, etc... Com estas informações o processador do módulo gerencia os atuadores responsáveis pelo funcionamento do motor como válvulas injetoras, corpo de borboleta, pressão do turbo compressor (em caso de veículos turbo), dentre outros componentes.
O processador da ECU segue uma programação para comandar os atuadores. Quando fazemos sua reprogramação, alteramos os parâmetros definidos pelo fabricante, tendo como resultado final o aumento de potência e torque e na maioria dos casos a redução de consumo do motor.
A reprogramação deve seguir rígidos critérios de alteração a fim de não causar danos aos componentes mecânicos do motor. É possível proporcionar aumentos de até 50% na potência em alguns casos, devido ao fato em que as montadoras usam os mesmos motores em diferentes modelos de carros com potência reduzida eletronicamente, adequando o motor ao modelo e a versão do veículo, deixando assim uma grande folga de segurança para o aumento da potência do motor.
Nós temos o “Now How” para efetuar a reprogramação da maioria dos carros, caminhões, jet skys e máquinas agrícolas que existem em nosso país, pois somos uma das mais antigas empresas de reprogramação eletrônica do Brasil e uma das poucas que desenvolvem seus próprios mapas, não dependendo de nenhuma outra empresa (nacional ou estrangeira) para desenvolvimento dos mapas de reprogramação.
O termo “Reprogramação” vem do ato de alterar a programação original de fábrica do veículo, mas também pode ser chamado de Recalibração, Chip de Potência, Remap, Chiptuning, etc...